quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Stop motion

Henry Selick e Tim Burton (O estranho mundo de Jack)

Stop motion é uma técnica de animação, feita com fotos ou filmagens.
Quando eu era menor, sempre achei que os personagens pareciam ter sido feitos de massinha de modelar, mas achava que era impossível produzir um filme desse jeito.
Quem não lembra do filme fuga das galinhas? O estranho mundo de Jack? A noiva cadáver? Coraline?
Os diretores desses filmes tiveram todo o trabalho de criar os "atores", mudar as feições, as posições. Levaram anos produzindo...
Haja paciência! Acho que eu não duraria nesse trabalho por muito tempo, sad but true.

Nick Park (Fuga das galinhas e Wallace & Gromit)

Eu achava essa técnica bem normal, até que eu vi um vídeo diferente.
Acho que me interessei porque sou bem sonhadora e viajada.
É um clipe em que enquanto a menina dorme, ela "viaja" na própria cama, como se fosse sonâmbula.
Também gosto da música. Parece que me faz bem, não sei.


Nesse vídeo, de 3 min, foram tiradas 2096 fotos, com 48h de produção.
Fez tanto sucesso, que abriram até uma galeria com as fotos originais.

Minha pergunta que fica ~no ar~
Quanto tempo e quantas fotos são necessárias num filme?
Hm, essa aí fica sem resposta, caro Watson.

Mais uns que achei interessantes:




No youtube tem muitos deles, um mais criativo que o outro.
Admito que fiz uns vídeos amadores , mas eles são toscos demais pra serem revelados, UHAUHUA. Definitivamente, essa não é minha vocação.

Vou lá, boas férias pra vocês.
bgs!

"She hears a noise behind the gate
Perhaps a letter with a dove
Perhaps a stranger she could love" ♪

2 comentários:

Patrícia Castro disse...

Muito interessante o teu post! O primeiro video de stop motion (o da cama) eu já conhecia e tinha gostado. Beijos

Patrícia Castro disse...

Ah, e o último é muito criativo ;)